Descrição
A deficiência visual é caracterizada por perdas parciais (visão subnormal ou baixa visão) que após a melhor correção ótica ou cirúrgica, ou é totais da visão (cegos), que limitam o desempenho normal da visão.
O despreparo do professor tem sido justificativa frequente nos discursos dados pelos professores como defesa para resistirem à inclusão escolar. Deste modo, a formação de professores é de fundamental importância, uma vez que, o preparo dos recursos pedagógicos requer conhecimento das especificidades de cada educando, pois é necessário compreender que há materiais indicados para os diferentes tipos de necessidades educacionais, o que demanda conhecer as potencialidades de cada criança.
Conteúdo programático
A Deficiência ao Longo da História
Definição de Deficiência Visual
Patologias mais Frequentes que Causam a Deficiência Visual
O Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Visual
A Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência Visual
Mediação dos signos
Formação do Professor como Mediador para o A.E.E. e a Sala Comum
O Deficiente Visual e as Tecnologias de Aprendizagem
O Deficiente Visual em Sala de Aula
Recursos auxiliadores para o DV – Baixa tecnologia e Tecnologias Assistivas (T.A.)
Alfabetização e Aprendizagem
O Sistema Braille
Outros Recursos Didáticos Essenciais
Perguntas Frequentes que o Educador muitas vezes Precisa de uma Resposta
Carga Horária
O curso pode ser adquirido de acordo com a carga horária de sua preferência: 30 a 280 horas.
Certificado
O certificado será emitido após a aprovação do aluno no curso. A carga horária emitida é a mesma escolhida durante a compra do curso.
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.